Um bom cruzamento de eixos é fundamental quando se sai para o monte.
Manter uma roda no chão permite uma tração contínua e dá mais estabilidade ao jipe. Um todo terreno com ponte completa e suspensão independente ganha mais articulação, principalmente quando a barra estabilizadora é desconectada/eliminada. A suspensão independente também proporciona um passeio tt mais suave devido a não ficar com tanta massa do jipe não suspensa.
Um dos pontos a destacar na robustez de um jipe todo terreno é a ponte completa, que em relação à de braços independente são mais resistentes.
Os eixos são basicamente os protetores dos diferenciais enquanto que a suspensão independente, com as suas juntas homocinéticas e borrachas expostas, podem facilmente ser danificadas. Também os veículos de braços são mais propensos à flexão e a partir. Um bom jipe todo terreno tem que aguentar fortes tensões em trilhos fora da estrada. Também é importante ter um bom radiador e refrigeração da transmissão, principalmente em condução em baixa velocidade. Podes ainda colocar proteções de diferencial extra. |
Neste blogue vou falar sobre jipes, a sua história, os seus desenvolvimentos ao longo dos tempos, várias técnicas que se deve ter na condução em monte com um 4x4. O que me motivou à realização deste blogue foi a minha introdução nesse "mundo" ao qual já participei em vários passeios e a loucura que se sente quando se começa a participação no passeio juntamente com mais amigos que se conhece no terreno.
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Cruzamento dos eixos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Um bom cruzamento de eixos é fundamental quando se sai para o monte. Manter uma roda no chão permite uma tração contínua e dá mais e...
-
O tema a publicar hoje no blogue vai ser a primeira marca portuguesa de jipes e a sua história. Estamos a falar da marca portug...
Sem comentários:
Enviar um comentário