segunda-feira, 18 de junho de 2018

KOP 4x4 King of Portugal 2017 | Moments | Pure Sound | Full HD

Cruzamento dos eixos

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Campeonato Nacional de Trial 2017

Tipos de Pneus a usar

Desta vez vamos falar dos tipos de pneus que devemos usar nos diferentes tipos de solo em que pratiquemos. Temos vários tipos de pneus para todo o terreno.


 PNEUS DE JIPE TODO TERRENO




Escolher um bom pneu é fundamental para uma boa prática de todo terreno.

Apesar de haver pneus para “toda a colher” bons para quando fazes pequenos passeios tt sem grandes aventuras e trilhos sem grandes dificuldades com vários tipos de terreno, existem pneus com características específicas para cada tipo de trilho específico que melhoram muito a prestação do teu jipe 4X4.

A seguir vamos falar um pouco das características que cada pneu deverá ter para cada tipo de trilho específico. Não vamos aprofundar muito a matéria, mas assim tentar abrir um pouco a discussão sobre o assunto.

Para melhorar as informações que aqui deixamos é muito importante que deixes o teu contributo com alguma informação adicional ou experiência com algum comentário no final do artigo.
Pneus para trilhos de lama.
Se vais andar em trilhos com muita lama, o melhor é escolheres pneus com tacos fundos e distância entre os tacos de modo a conseguires retirar a maior lama possível do caminho, se isso não acontecer o teu jipe 4X4 vai ficar atolado.

Para trilhos mesmo lamacentos e para competições é melhor usares pneus especiais com desenho direcional ou tipo cross.
Pneus para trilhos com Pedra.
Os trilhos rochosos são dos piores inimigos para quem tenha um jipe todo terreno. Os pneus ficam mais susceptíveis a rasgos e a derrapar mais.
Para este tipo de trilho os pneus devem ter um piso resistente por todo o pneu, com 8 a 10 camadas se possível e reforçados nas laterais.
Não te esqueças que os pneus radiais são menos resistentes a impactos nas laterais devido à sua maior rigidez.
Estas são algumas sugestões que temos para quem tem um jipe todo terreno e não sabe conhece qual o melhor tipo de pneu para cada situação.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

História do UMM





O tema a publicar hoje no blogue vai ser a primeira marca portuguesa de jipes e a sua história. 

Estamos a falar da marca portuguesa de jipes denominada de UMM.

Foi em 1986 que a UMM começou a comercializar o seu novo modelo, o Alter II, que iria sofrer melhorias até 1993.

Muito semelhante ao Alter I em termos de carroçaria, o Alter II em 1986 possuía uma nova caixa de 4 velocidades, 4 travões de tambor, motor 2.5D Peugeot, nova suspensão e isolamento acústico.

Logo no ano seguinte, em 1987, o Alter II recebeu melhorias. Agora o motor 2.5D vinha equipado com Turbo Intercooler, a caixa passou para 5 velocidades, os 
travões dianteiros passaram a ser de disco ventilado e a direção hidráulica.

Em 1989 saiu uma versão com uma distância entre eixos maior e em 1990 houve um modelo de cabine dupla.

Em 1992 saíram 6 novos modelos com motor BMW 5 de motor diesel e um de motor a gasolina.

Em 1993 o painel foi redesenhado, ficando muito mais moderno que os anteriores Alter II, resolveram-se alguns problemas elétricos e efetuaram-se ajustes na suspensão.

Esta grande máquina 4x4 teve o seu fim para o grande público em 1996.




Imagem relacionada




terça-feira, 29 de maio de 2018



Neste blogue vou falar um pouco sobre o mundo dos Jipes, desde o próprio modelo até às técnicas que se deve usar com o jipe quando se esta em trilhos ou passeios organizados por outrem.
   
Temos muitas espécies de trilhos para praticar este fabuloso desporto motorizado, que para muitas pessoas é uma espécie de "segunda vida".



Imagem relacionada